Sua música no mundo

Porquê você precisa entender melhor como funciona a Distribuição Digital.


Primeiro. FAÇA SUA MÚSICA PESQUISÁVEL (ou se preferir inventar uma palavra, “Googável”)

Nos meios tradicionais de distribuição, CD e também o revitalizado Disco de Vinil, Artistas enviam para a empresa de duplicação, uma folha contendo as informações que serão impressas e acompanharão as Mídias físicas. Estas informações você vai encontrar nas capas e encartes dos Discos e CDs.

Primeiro. FAÇA SUA MÚSICA PESQUISÁVEL
(ou se preferir inventar uma palavra, “Googável”)

O equivalente no mundo digital chama-se metadata ou tags. Estas são as pequenas descrições e palavras-chave que facilitam a classificação e a localização de algo na Web.

Metadados são cruciais na distribuição digital. Todos os distribuidores digitais solicitam essas informações. É assim que as pessoas navegam pela internet e encontram o que desejam escutar.

Obviamente, você quer que seus fãs em potencial encontrem sua música com a maior facilidade possível. Então, quando enviar seu álbum para distribuição digital, inclua uma lista de metadados:

  • nome do artista
  • título (do álbum ou single)
  • a data de lançamento
  • gravadora
  • títulos de faixas
  • gênero
  • informação do compositor
  • biografia do Artista

** IMPORTANTE** Escreva textos descomplicados. Use palavras comuns, simples e atemporal. Evite usar palavras ou hashtags da moda. Afinal, você quer que as pessoas encontrem sua música daqui a 30 anos também!!!


Segundo mas obviamente não menos importante. PROMOVER, PROMOVER E PROMOVER.

Pra “acontecer” e fazer seu projeto ter rentabilidade, seus planos de marketing são fundamentais. Não espere que alguém faça o seu trabalho para você, faça acontecer.

Marque uma presença poderosa nas redes sociais e coloque “a cara pra bater”.

Crie um burburinho sobre o seu álbum antes mesmo que ele seja publicado. Use e abuse de prévias dos ensaios, shows ou qualquer assunto que achar interessante no Instagram. Faça um show em seu estúdio e transmita ao vivo. Publique 30 segundos de suas faixas no SoundCloud, Facebook, etc…

Coloque sua música no maior número de ouvidos possível. Use rádios, blogs, shows, propaganda boca a boca e qualquer outra maneira que você possa imaginar para divulgar seu nome. Envie e-mails e faté mesmo ligações telefônicas para pessoas influentes e formadores de opinião. Não há mágica pra fazer isso, somente (o seu)  trabalho duro!!!


Terceiro. ENTENDENDO A REVOLUÇÃO DA DISTRIBUIÇÃO DIGITAL ONLINE

Distribuidores físicos estão fechando suas portas. O que isso significa para você?

A distribuição digital agora dá a todos os artistas a mesma oportunidade. Se um artista vende 500 álbuns ou 500.000, eles estarão no mesmo lugar e tratados com o mesmo nível de respeito e acessibilidade.

A distribuição digital é um caminho sem desvios, diretamente para os ouvidos dos seus fãs.
Nós podemos te ajudar com a distribuição digital. Para mais detalhes, clique aqui!

Leave your comment