1. Promova sua música nas redes sociais para atrair mais ouvintes
Plataformas como Twitter, Facebook e Instagram são maneiras fáceis e gratuitas de alcançar potenciais ouvintes. Certifique-se de postar regularmente, usar hashtags e marcar @GraveOnline em suas postagens para exposição extra. Assim nosso Network fica maior, mais forte e conectado.
Envolva-se com comunidades online: Existem inúmeras comunidades online dedicadas à descoberta e promoção de músicas.
Esses podem ser ótimos lugares para se conectar com possíveis ouvintes e divulgar seu nome. Pesquise por Bandzoogle, Bandcamp, SoundCloud e Soundfyr
Envie sua música para blogs, podcasts e SITES ESPECIALIZADOS PARA DIVULGAR A SUA MÚSICA: Existem muitos blogs e podcasts por aí que apresentam novas músicas.
Alguns fazem isso de graça, enquanto outros cobram uma pequena taxa. De qualquer forma, vale a pena enviar sua música se você estiver procurando por mais exposição. Dá uma conferida nessa lista incrível da Fabiane Pereira no Blog da UBC.
2. Certifique-se de que sua música seja de alta qualidade
Isso é importante por dois motivos.
Primeiro, é mais provável que as pessoas ouçam e compartilhem músicas que soem bem.
Em segundo lugar, é mais provável que músicas de alta qualidade sejam captadas por blogs e playlists oficiais nas plataformas de streaming, o que pode ajudá-lo a atrair mais ouvintes para suas músicas.
Aqui cabe um marketing do Grave Online, pois temos um alto padrão de qualidade, desde os arranjos até a Mixagem e Masterização final.
O Grave Online vem se provando uma excelente solução para artistas iniciantes que precisam de ajuda com a produção musical das suas canções.
Contudo, produzindo suas músicas com a gente, o artista não precisa se preocupar com a qualidade, podendo dedicar seu tempo em compor novas músicas e como aumentar sua base de fãs. Confira nosso estúdio virtual.
O que é marketing musical?
O marketing musical é o processo de satisfazer as necessidades dos fãs em relação à sua música, inclusive produtos e shows. Além disso, também alcançar as pessoas certas e transformá-las em seus fãs.
Para saber mais, confira o Blog Somos Música da CDBaby: Saiba como criar um plano Marketing.
3. Colabore com outros artistas
Uma das melhores maneiras de fazer com que sua música seja ouvida por novos ouvintes é colaborar com outros artistas.
Ao se juntar a outro artista, você pode compartilhar o público um do outro e expandir seu alcance.
Sendo assim, você pode colaborar em uma faixa, fazer um remix e se promoverem mutualmente nas mídias sociais, afinal, toda ajuda é bem-vinda!
4. Faça shows ao vivo
Se você é músico, fazer shows ao vivo é uma das melhores maneiras de se conectar com seus fãs e atrair mais ouvintes.
Assistir a uma apresentação ao vivo é uma experiência que não pode ser replicada apenas por streaming, e é uma ótima maneira de fazer com que as pessoas se interessem pela sua música.
5. Crie conteúdo interessante e envolvente
Na era da Internet, as pessoas consomem conteúdo de muitas maneiras diferentes, sendo bombardeadas diariamente com uma quantidade incrível de informações.
Você precisa criar conteúdo envolvente em torno de sua música, algo que interesse genuinamente ao seu público.
Portanto, você mantém sua base de fãs sempre por perto. Pode ser na forma de um blog, vlog, podcast ou até mesmo interagir com seus fãs nas mídias sociais.
Se você não está produzindo nenhum tipo de conteúdo, vai ser muito difícil fazer com que as pessoas se interessem pelo que você está fazendo.
Escrito por Ricardo Cecchi
Sócio fundador do Grave Online, responsável pela pós-produção e Baterista nas horas vagas.