O que é a distribuição digital?
Saiba como funciona o processo de distribuição digital de uma canção, para esta chegar aos aplicativos de música
Spotify, iTunes, Youtube, Deezer, Google Play, Amazon Music, Apple Music, só pra falar de alguns, são vários serviços em plataformas digitais oferecendo streaming e venda de músicas online, ou seja, distribuição digital.
Portanto, são inovações incríveis na forma de consumir música.
O Grave Online utiliza o melhor agregador do mundo (empresa de distribuição digital) para publicar suas músicas nos serviços de streaming.
Ou seja, sua música entrará em mais de 150 plataformas de streaming do mundo.
Mas o que preciso para distribuir minhas canções?
Existem alguns elementos fundamentais para a distribuição digital ter êxito.
Masterização perfeita
Todas as empresas de divulgação digital, de streaming de música (Spotify, Deezer, entre outros) exigem as músicas sejam “normalizadas.
Em outras palavras, a normalização atua no “volume” de cada música, fazendo com que todas elas toquem com a mesma intensidade.
A idéia é boa: evita a necessidade de se ajustar o volume, ao escutar um Heavy Metal e um Jazz, logo em seguida, por exemplo.
Código ISRC
ISRC é abreviação de International Standard Recording Code, ou Código de Gravação Padrão Internacional.
Consiste em um código alfanumérico que identifica a sua gravação, de forma única e exclusiva. Além disso, facilita o processo de administração da música em todo o mundo.
Portanto, é através deste código que se recolhem os direitos autorais das execuções da canção, seja em rádio, TV ou serviços de streaming, por exemplo.
Capa artística
Na mesma maneira que o áudio precisa de cuidados, o código ISRC precisa ser gerado, sua canção precisa de uma identificação visual, para aparecer nos players virtuais.
Desta forma, é necessário criar uma capa para seu single ou álbum.
Portanto, esta imagem da capa precisa atender diversos critérios técnicos, como qualidade da imagem, resolução, perfil cor, tamanho em Kbytes, padrões de títulos, dentre outros pontos importantes.
Veja alguns projetos distribuidos pelo Grave Online
São singles ou albums de artistas que, além de gravarmos as canções profissionalmente, fizemos o trabalho de distribuição digital
Quer inserir sua canção nas plataformas?
Veja a melhor opção para distribuir sua canção para mais de 150 plataformas de músicas da internet!
Não somos Agregadores
Somos facilitadores do processo burocrático de distribuição digital!
Usamos a melhor e maior empresa agregadora do mundo pra fazer com que sua música chegue às plataformas digitais de música.
Além disso, lhe fornecemos todo acesso, via login e senha, para você poder ter controle de estatísticas, arrecadação, entre outras informações disponíveis nas plataformas de divulgação digital.
Fábrica de Sonhos
Criamos a playlist Fábrica de Sonhos com as principais músicas que Grave Online ajudou a distribuir, para ser, e. outras palavras, a maior vitrine de músicas independentes do Brasil.
Venha fazer parte deste seleto time de artistas!
Mais dúvidas?
Leia as principais dúvidas sobre o serviço de distribuição digital feito pelo Grave Online especialmente para você!
Chamamos de distribuição digital o serviço responsável por inserir sua canção nos aplicativos de músicas na internet. Ou seja, são mais de 150 plataformas que recebem sua música para ficar à disposição dos usuários.
Precisamos colher algumas informações através de um formulário preenchido pelo cliente, para identificar desde nome da música, nome artístico, gênero musical. Além disso, precisaremos do Código ISRC, do código de Barras UPC, da capa do single, do áudio masterizado exclusivamente para os serviços de streaming.
Mas pode ficar tranquilo. Nós podemos fazer tudo isso pra você.
Não. O Grave Online é somente um facilitador do processo de distribuição digital e , para isso, usamos a plataforma da CD Baby, uma empresa parceira do grupo.
Em outras palavras, o próprio painel da CD Baby é cadastrado em seu nome e seu email para você poder ter autonomia total no processo, além de explorar outros serviços prestados por eles.
Não é obrigatório ser sócio para distribuir, mas é importante se associar em algum momento, pois é a associação que irá te ajudar, principalmente, no recolhimento e distribuição de possíveis ganhos com direitos autorais.
Portanto, é imprescindível ser afiliado a uma das associações que administram o Ecad para ter acesso ao seu informe de rendimentos, extratos, recibos e demonstrativos.
Também junto a sua associação, cadastre sua(s) obra(s) pois, pelas regras do Ecad, somente o compositor (pessoa física, CPF) pode efetuar esse cadastro. Mais informações: http://www.ubc.org.br/publicacoes/manuais