Siga estes seis passos simples e você estará criando novas músicas em pouco tempo!
Fique confortável, respire fundo algumas vezes e relaxe.
Essa é uma etapa importante porque ajudará a limpar sua mente de quaisquer distrações ou preocupações que possam resultar em bloqueios criativos. Certifique-se de estar com todos os materiais de que precisa ao seu alcance. Você não quer ter que se levantar a cada cinco minutos para buscar algo!
Procure um lugar silencioso e defina um horário de trabalho
Seja por 15 minutos ou uma hora, a disciplina de separar um espaço de tempo específico pode ajudá-lo a manter o foco e evitar os bloqueios criativos. Comece com algo pequeno. Se você estiver se sentindo sobrecarregado, comece com apenas alguns compassos ou até mesmo uma única nota.
O objetivo é fazer com que a criatividade flua, não criar uma obra-prima de uma só vez. Continue andando. Depois de começar, não pare até que o tempo acabe. Mesmo que você não sinta que está progredindo, continue.
Quanto mais vezes você se sentar e compor, mais fácil ficará e maiores serão suas chances de inventar algo cada vez melhor.
Deixe as ideias chegarem até você
Agora é hora de deixar as ideias fluírem! Não force nada, apenas deixe o que vier à sua cabeça aparecer na página ou na tela.
Mesmo que não faça sentido no início, continue — as conexões virão mais tarde.
Se ficar empacado, tente uma abordagem diferente
Se uma forma de pensar não estiver funcionando, tente outra. Às vezes, a maneira mais rápida de sair de um bloqueio criativo é simplesmente mudar sua perspectiva.
Pense fora da caixa. Às vezes, um novo enfoque é tudo o que você precisa para evitar os bloqueios criativos.
Pode ser difícil pensar em algo de forma diferente quando você está tão focado em uma ideia, mas seja aberto a experimentar outras coisas. Você pode descobrir que esses novos elementos fazem com que sua música seja ainda melhor do que antes!
Busque a emoção
Seja maleável. Se você está tendo dificuldades, não force as palavras ou os acordes para encaixarem-se onde eles simplesmente não cabem.
Dessa forma, sua música vai soar forçada e inautêntica. Em vez disso, tome um tempo para descansar e deixar sua mente vagar até que a inspiração venha.
A música é uma experiência sensorial, tente se concentrar nas emoções que sua música desperta em você.
É pura diversão!
E, finalmente, não se esqueça de se divertir! O objetivo de fazer música é se divertir, então tenha isso em mente a cada passo do caminho.
Com essas dicas em mente, você deve estar no caminho certo para uma experiência de composição mais produtiva e agradável.
E quando sua canção ganhar forma, não se esqueça: o Grave Online está aqui para registrar e eternizar este incrível momento, com uma gravação profissional de qualidade.
Escrito por Ricardo Cecchi
Sócio fundador do Grave Online, responsável pela pós-produção e baterista nas horas vagas.