Cinco maneiras de garantir a qualidade no processo de gravação em casa

Este artigo traz cinco dicas que você precisa saber para conseguir ter uma resposta profissionais ao fazer o processo de gravação da sua música, na sua casa.

Numa época em que quase tudo pode ser gravado e carregado na Internet, é mais fácil do que nunca gravar sua própria música em casa.

O único problema?

A geração atual de gravações caseiras se tornou uma fossa de gravações de baixa qualidade e de músicos amadores que não têm a menor idéia de como produzir gravações de alta qualidade. Felizmente, existem maneiras de garantir que suas gravações em casa sejam da mais alta qualidade possível.

Aqui estão cinco dicas que você precisa ter em mente se quiser alcançar resultados profissionais ao gravar sua música em casa.

Precauções com seu microfone

Uma das questões mais comuns nas gravações caseiras é a qualidade do microfone. Sempre escolha comprar um microfone melhor possível, isso pode fazer toda a diferença.

Também, se seu microfone estiver muito perto da boca, ele irá captar um assobio excessivo, se o microfone estiver muito distante da fonte sonora, suas gravações soarão “finas” e com muita reflexão da sala.

É importante encontrar a distância certa entre o microfone e a fonte sonora. Mantenha ao menos um palmo de distância entre a boca e o microfone.

DICA EXTRA:

Fazer a gravação de voz pode parecer algo simples, mas existem algumas dicas importantes para conseguir ter êxito neste processo. Leia mais dicas sobre a gravação de voz aqui!

Verifique seus volumes

Gravações de voz podem ficar ótimas em certos cenários. Não desanime, siga experimentando, ouvindo e analisando o resultado.

Cuidado com espaços acústicos com muita reflexão, como alvenaria, piso frio e azulejos.

Se você estiver gravando uma música em um ambiente barulhento, procure um local mais silencioso.

Sempre use fones de ouvido, mas cuidado com o volume excessivo, cuide da sua audição, muito tempo de exposição sonora usando fones de ouvido pode ser prejudicial para você .

Fique atento ao seu equipamento ou software para “controlar” o nível ou o sinal de entrada de sua gravação. Um volume muito alto pode causar distorção, um volume muito baixo pode gerar ruído de fundo, o ideal é encontrar uma boa quantidade de volume, mas sem distorcer o sinal nos momentos da dinâmica mais forte.

Comece simples, como gravar um violão ou uma faixa vocal. Uma vez que você tenha uma imagem clara de como a música deve soar, você pode passar para a gravação com mais instrumentos ou mais elementos.

Compreender o básico da gravação de áudio

Um equipamento de gravação doméstico atual é tão bom que mesmo os iniciantes podem gravar em casa e produzir resultados profissionais.

Entretanto, para utilizar um equipamento, é preciso entender os princípios básicos da gravação.

Estes princípios incluem a edições, definição dos níveis, equilíbrio da gravação e compressão. Primeiro, a edição que pode incluir, remover barulhos indesejados, atenuar sibilâncias, copiar e colar trechos gravados para montar um take perfeito.

A definição dos níveis ou volumes relativos de cada canal de gravação envolve muito treino e percepção sonora, uma boa e coerente relação de volumes traz a autenticidade da mensagem da canção. 

O equilíbrio é a equalização dos canais que fazem parte da sua sessão. Uma boa equalização traz harmonia entre os canais e um ótimo resultado final.

Use e abuse da tecnologia

Há uma série de ótimas soluções de software que podem ajudar seu processo de gravação da sua música em casa e o melhor de tudo, muitas deles são totalmente grátis. Conhecer e manejar bem essas ferramentas pode ser seu “pulo do gato”.

Vamos começar pela DAW (Digital Audio Workstation) em tradução livre, estação de trabalho de áudio digital.

Seu software DAW é onde toda a gravação, edição e mixagem acontece. É também onde todos os seus plugins serão utilizados.

Existem muitas estações de trabalho de áudio digital à venda no mercado. Você provavelmente já ouviu falar em Ableton Live, FL Studio, Studio One, Pro Tools, Cubase entre outras.

Seu software DAW é onde toda a gravação, edição e mixagem acontece. É também onde todos os seus plugins serão utilizados.

Entretanto, considere economizar numa DAW se estiver construindo um estúdio em casa e por isso o orçamento está apertado. Existem algumas estações de áudio digital gratuitas de alta qualidade disponíveis e essa lista cresce a cada ano.

Então, qual é o melhor DAW gratuito em 2022?

1 – Audacity
2 – Garageband (Para usuários Apple)
3 – Ableton Live Lite
4 – Tracktion Waveform Free
5 – Ohm Studio
6 – Cubase LE
7 – Soundbridge

Fazer música não deve ser um fardo financeiramente pesado. É por isso que estes aplicativos gratuitos de gravação são tão úteis para artistas e compositores. Vamos fazer música, estes DAWs gratuitos o vão ajudar a fazer isso.

Teste, teste, teste

Não há melhor maneira de garantir a qualidade de suas gravações do que testar, testar, testar, testar.

Uma vez que você tenha seu equipamento de gravação, software e microfone todos em ordem, você precisa gravar uma música e certificar-se de que está satisfeito com os resultados.

Comece simples, como gravar um violão ou uma faixa vocal. Uma vez que você tenha uma imagem clara de como a música deve soar, você pode passar para a gravação com mais instrumentos ou mais elementos. 

Desta forma, você saberá se cometeu algum erro ao gravar a canção. Também é importante testar a qualidade de sua gravação. Isto significa ouvir sua canção em diferentes dispositivos e em diferentes volumes.

Desta forma, você conseguirá encontrar quaisquer inconsistências no som, bem como encontrar maneiras de fazer sua gravação soar melhor.

Também experimente cantar e tocar ao mesmo tempo, para entender como a captação do som vai ficar. Faz parte do teste poder fazer estas duas tarefas ao mesmo tempo. Pode ser que funcione bem para você.

Pensamentos finais

As gravações caseiras têm o potencial de serem ótimas. Há muitas vantagens em gravar em casa, como poder gravar sempre que tiver tempo e evitar o alto custo dos estúdios tradicionais de gravação. No entanto, isto vem com o risco de se fazer gravações de baixa qualidade.

É aqui que entra o trabalho incrível do Grave Online, onde é possível gravar sua música em alta qualidade, investimento muito menos que um estúdio tradicional. Você pode conferir os valores das gravações no Estúdio Virtual.

E você não precisa se preocupar com todos estes detalhes técnicos, já que a equipe de músicos e produtores do Grave Online cuida de tudo para você.

Para garantir que suas gravações sejam da mais alta qualidade possível, você precisa ter em mente alguns pontos-chave. 

Primeiro, mantenha a distância entre o microfone e o equipamento de gravação. 

Segundo, mantenha o volume em um nível que você se sinta confortável, mas que não seja muito alto. 

E terceiro, teste, teste, teste para ter certeza de que sua gravação é da melhor qualidade possível.

Escrito por Moisés Seba Neto

Escrito por Moisés Seba Neto

Sócio fundador do Grave Online, responsável pela pré-produção, atendimento ao artista e um incrível guitarrista de mão cheia.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ainda não gravou com a gente?

Conheça um dos arranjos mais populares do Grave Online e realize o sonho de gravar profissionalmente, sem sair de casa, por um preço super acessível.

Artigos Populares

Quer receber nossas promoções exclusivas?

Se inscreva em nosso mailing exclusivo.

Odiamos Spam. Só enviaremos promoções e novidades do Grave Online. Fique tranquilo.

Leia mais

Posts Relacionados

A tecnologia e a classe média na música

Por muitos anos a área da música esteve dividida entre os milionários e os miseráveis. As novas tecnologias mudaram esse cenário de maneira contundente. E é disso que vamos tratar nesse artigo.