Distribuição Digital - Sua música no mundo
Porquê você precisa entender melhor como funciona a Distribuição Digital.
Primeiro. FAÇA SUA MÚSICA PESQUISÁVEL (ou se preferir inventar uma palavra, “Googável”)
Nos meios tradicionais de distribuição, CD e também o revitalizado Disco de Vinil, Artistas enviam para a empresa de duplicação, uma folha contendo as informações que serão impressas e acompanharão as Mídias físicas. Estas informações você vai encontrar nas capas e encartes dos Discos e CDs.
O equivalente no mundo digital chama-se metadata ou tags. Estas são as pequenas descrições e palavras-chave que facilitam a classificação e a localização de algo na Web.
Metadados são cruciais na distribuição digital. Todos os distribuidores digitais solicitam essas informações. É assim que as pessoas navegam pela internet e encontram o que desejam escutar.
Obviamente, você quer que seus fãs em potencial encontrem sua música com a maior facilidade possível. Então, quando enviar seu álbum para distribuição digital, inclua uma lista de metadados:
- nome do artista
- título (do álbum ou single)
- a data de lançamento
- gravadora
- títulos de faixas
- gênero
- informação do compositor
- biografia do Artista
** IMPORTANTE** Escreva textos descomplicados. Use palavras comuns, simples e atemporal. Evite usar palavras ou hashtags da moda. Afinal, você quer que as pessoas encontrem sua música daqui a 30 anos também!!!
** IMPORTANTE** Escreva textos descomplicados. Use palavras comuns, simples e atemporal. Evite usar palavras ou hashtags da moda. Afinal, você quer que as pessoas encontrem sua música daqui a 30 anos também!!!
Segundo mas obviamente não menos importante. PROMOVER, PROMOVER E PROMOVER.
Pra “acontecer” e fazer seu projeto ter rentabilidade, seus planos de marketing são fundamentais. Não espere que alguém faça o seu trabalho para você, faça acontecer.
Marque uma presença poderosa nas redes sociais e coloque “a cara pra bater”.
Crie um burburinho sobre o seu álbum antes mesmo que ele seja publicado. Use e abuse de prévias dos ensaios, shows ou qualquer assunto que achar interessante no Instagram. Faça um show em seu estúdio e transmita ao vivo. Publique 30 segundos de suas faixas no SoundCloud, Facebook, etc…
Coloque sua música no maior número de ouvidos possível. Use rádios, blogs, shows, propaganda boca a boca e qualquer outra maneira que você possa imaginar para divulgar seu nome. Envie e-mails e faça até mesmo ligações telefônicas para pessoas influentes e formadores de opinião. Não há mágica pra fazer isso, somente (o seu) trabalho duro!!!
Terceiro. ENTENDENDO A REVOLUÇÃO DA DISTRIBUIÇÃO DIGITAL ONLINE
Distribuidores físicos estão fechando suas portas. O que isso significa para você?
A distribuição digital agora dá a todos os artistas a mesma oportunidade. Se um artista vende 500 álbuns ou 500.000, eles estarão no mesmo lugar e tratados com o mesmo nível de respeito e acessibilidade.
A distribuição digital é um caminho sem desvios, diretamente para os ouvidos dos seus fãs.
Nós podemos te ajudar com a distribuição digital. Entre em nossa página que trata sobre o serviço de distribuição digital e entenda mais detalhes sobre este tipo de serviço fundamental para qualquer artista.
Escrito por Ricardo Cecchi
Sócio fundador do Grave Online, responsável pela pós produção, (mixagem e masterização) das gravações e baterista nas horas vagas.