Distribuição Digital – Sua música no mundo

distribuição digital

Distribuição Digital - Sua música no mundo

Porquê você precisa entender melhor como funciona a Distribuição Digital.

Primeiro. FAÇA SUA MÚSICA PESQUISÁVEL (ou se preferir inventar uma palavra, “Googável”)

Nos meios tradicionais de distribuição, CD e também o revitalizado Disco de Vinil, Artistas enviam para a empresa de duplicação, uma folha contendo as informações que serão impressas e acompanharão as Mídias físicas. Estas informações você vai encontrar nas capas e encartes dos Discos e CDs.

Primeiro. FAÇA SUA MÚSICA PESQUISÁVEL (ou se preferir inventar uma palavra, “Googável”)

O equivalente no mundo digital chama-se metadata ou tags. Estas são as pequenas descrições e palavras-chave que facilitam a classificação e a localização de algo na Web.

Metadados são cruciais na distribuição digital. Todos os distribuidores digitais solicitam essas informações. É assim que as pessoas navegam pela internet e encontram o que desejam escutar.

Obviamente, você quer que seus fãs em potencial encontrem sua música com a maior facilidade possível. Então, quando enviar seu álbum para distribuição digital, inclua uma lista de metadados:

  • nome do artista
  • título (do álbum ou single)
  • a data de lançamento
  • gravadora
  • títulos de faixas
  • gênero
  • informação do compositor
  • biografia do Artista

** IMPORTANTE** Escreva textos descomplicados. Use palavras comuns, simples e atemporal. Evite usar palavras ou hashtags da moda. Afinal, você quer que as pessoas encontrem sua música daqui a 30 anos também!!!

** IMPORTANTE** Escreva textos descomplicados. Use palavras comuns, simples e atemporal. Evite usar palavras ou hashtags da moda. Afinal, você quer que as pessoas encontrem sua música daqui a 30 anos também!!!

Segundo mas obviamente não menos importante. PROMOVER, PROMOVER E PROMOVER.

Pra “acontecer” e fazer seu projeto ter rentabilidade, seus planos de marketing são fundamentais. Não espere que alguém faça o seu trabalho para você, faça acontecer.

Marque uma presença poderosa nas redes sociais e coloque “a cara pra bater”.

Crie um burburinho sobre o seu álbum antes mesmo que ele seja publicado. Use e abuse de prévias dos ensaios, shows ou qualquer assunto que achar interessante no Instagram. Faça um show em seu estúdio e transmita ao vivo. Publique 30 segundos de suas faixas no SoundCloud, Facebook, etc…

É importante se vender bem no mundo digital da música.

distribuição digital
Marque uma presença poderosa nas redes sociais e coloque “a cara pra bater”.

Coloque sua música no maior número de ouvidos possível. Use rádios, blogs, shows, propaganda boca a boca e qualquer outra maneira que você possa imaginar para divulgar seu nome. Envie e-mails e faça até mesmo ligações telefônicas para pessoas influentes e formadores de opinião. Não há mágica pra fazer isso, somente (o seu) trabalho duro!!!

Terceiro. ENTENDENDO A REVOLUÇÃO DA DISTRIBUIÇÃO DIGITAL ONLINE

Distribuidores físicos estão fechando suas portas. O que isso significa para você?

A distribuição digital agora dá a todos os artistas a mesma oportunidade. Se um artista vende 500 álbuns ou 500.000, eles estarão no mesmo lugar e tratados com o mesmo nível de respeito e acessibilidade.

A distribuição digital é um caminho sem desvios, diretamente para os ouvidos dos seus fãs.

Nós podemos te ajudar com a distribuição digital. Entre em nossa página que trata sobre o serviço de distribuição digital e entenda mais detalhes sobre este tipo de serviço fundamental para qualquer artista.

distribuição digital
A distribuição digital agora dá a todos os artistas a mesma oportunidade.
Escrito por Ricardo Cecchi

Escrito por Ricardo Cecchi

Sócio fundador do Grave Online, responsável pela pós produção, (mixagem e masterização) das gravações e baterista nas horas vagas.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ainda não gravou com a gente?

Conheça um dos arranjos mais populares do Grave Online e realize o sonho de gravar profissionalmente, sem sair de casa, por um preço super acessível.

Artigos Populares

Quer receber nossas promoções exclusivas?

Se inscreva em nosso mailing exclusivo.

Odiamos Spam. Só enviaremos promoções e novidades do Grave Online. Fique tranquilo.

Leia mais

Posts Relacionados

A tecnologia e a classe média na música

Por muitos anos a área da música esteve dividida entre os milionários e os miseráveis. As novas tecnologias mudaram esse cenário de maneira contundente. E é disso que vamos tratar nesse artigo.