documentarios musicais

7 Documentários musicais pra assistir agora

7 Documentários musicais pra assistir agora

2020 foi um ano estressante e 2021 parece que ainda não começou, para dizer o mínimo. É a oportunidade perfeita para relaxar e assistir um filme. Ao invés  de buscar a mesma série Netflix ou Prime Video com que você se empanturrou desde o início dessa doideira, por que não despertar sua criatividade com alguns filmes sobre música?

Que tal se aventurar em estúdios onde os artistas estão produzindo suas músicas, aprendendo sobre sua história e descobrindo o que pode funcionar e dar um bom resultado? Talvez, apenas talvez, você aprenda um ou dois novos truques para aplicar à sua própria arte.

The Bee Gees: How Can You Mend a Broken Heart (2020)

bee gees documentarios musicais
documentários musicais imdb

Rating 8.2

Minha indicação número 1 dos documentários musicais é este que acompanha a caminhada dos irmãos Gibb narrando a escalada do Bee Gees para o sucesso.

Dominando as paradas nos anos 60 e 70, a banda teve vários sucessos #1 ao longo dessas décadas. No doc, exploramos filmagens e entrevistas de Barry, Maurice e Robin que mostram de perto a dinâmica da banda.

Entrevistas com Mark Ronson, Noel Gallagher, Eric Clapton e outros contribuem para um olhar impactante sobre a carreira, a vida dos irmãos e a marca que eles deixaram na história da música moderna.

A Um Passo do Estrelato (2013)

Título original: Twenty Feet from Stardom

um passo para o estrelato documentarios musicais
documentários musicais imdb

Rating 7.4

A segunda dica de documentários musicais é dirigido por Morgan Neville, vencedor do Oscar de melhor documentário de longa-metragem. A obra acompanha a trajetória artística de vocalistas que trabalharam junto a artistas consagrados fazendo os backing vocais ou vocais de apoio.

Veja a contribuição que essas cantoras tiveram com a composição de algumas das canções mais famosas de todos os tempos, mas raramente são reconhecidas pelos seus nomes.

O documentário retrata o modo como as cantoras são vistas na esfera da indústria musical e revela os motivos pelos quais elas não conseguiram ou não quiseram brilhar como artistas solo.

Quincy (2018)

quincy documentarios musicais
documentários musicais imdb

Rating 7.6

Um olhar íntimo sobre a vida do ícone Quincy Jones, um gigante da criatividade. Uma força única na música e na cultura popular por 70 anos, Quincy transcendeu fronteiras raciais e culturais. 

Sua história se entrelaça à do mercado fonográfico da América assim como no mundo todo.

Este foi um dos melhores documentários musicais que já assisti. Eu sabia que o Quincy é eclético, mas não tinha consciência de quão amplo era o escopo de para produzir álbuns incríveis em tantos gêneros diferentes.

Além disso, ele consegue fundir estilos musicais, mas o mais importante talvez seja apenas transcender gêneros e estilos musicais para produzir música cuja única categoria é “música muito boa”.

O Barato de Iacanga (2019)

o barato de lacanga documentarios musicais
documentários musicais imdb

Rating 8.0

O Barato de Iacanga revela a história do lendário Festival de Águas Claras, considerado por muitos o Woodstock brasileiro”, é mais um destaque na lista dos documentários musicais.

De acordo com a lei militar, nos tempos da ditadura, eventos ao ar livre eram proibidos.

Superando as dificuldades políticas, o festival foi o maior encontro hippie do Brasil.

A partir de entrevistas com artistas e fundadores do evento e do uso de imagens de arquivo de shows históricos e bastidores, o documentário relembra a trajetória do lendário festival de música brasileira que fez sucesso entre as décadas de 1970 e 1980 e tornou-se um símbolo da contracultura no país.

What Happened, Miss Simone? (2015)

nina-simone-documentarios-musicais
documentários musicais imdb

Rating 7.6

No palco, Nina Simone era conhecida por sua expressão musical livre e desinibida, que cativou o público e atraiu fãs.

Mas em meio ao dia-a-dia violento, perturbador e sem sentido da era dos direitos civis na América dos anos 1960, Simone lutou para reconciliar sua identidade artística e ambição com sua devoção a um movimento.

Este filme desvenda o ego de uma artista brilhante e os absurdos de seu tempo. No auge da fama, Simone se afastou de sua família, país, carreira e fãs para se mudar para a Libéria e desistir de se apresentar.

A história de sua vida que levou a esse evento levanta a questão, ‘como a realeza pisa na lama e ainda anda com graça?’

“O que aconteceu, Srta. Simone?” é um mergulho direto na vida da garotinha, Eunice Waymon, que se torna Nina Simone.

Com uma edição excelente de áudio, filmes de arquivo, entrevistas e outros materiais contextuais, Liz Garbus encontrou o fio que conecta todo esse material; o gênio e a paixão de uma artista motivada.

Ouvir as canções com suas histórias e aprender sobre a jornada de vida de Nina, tudo de alguma forma se encaixa perfeitamente com as questões raciais contemporâneas nos Estados Unidos. Este filme pode servir para educar e inspirar, enquanto continuamos a navegar no tortuoso caminho da justiça. Obrigado por fazer este filme, por levar Nina Simone para ainda mais pessoas e por trazer esta obra para a lista dos documentários musicais mais incríveis.

Bruce Springsteen: Letter to You

bruce springsteen documentario musical
documentários musicais imdb

Rating 7.4

O documentário é sobre o Bruce Springsteen em um processo de produção musical, gravando seu novo álbum “Letter To You” ao vivo com a “E Street Band” sua aclamada banda completa.

Filmado inteiramente em preto e branco.

É muito bacana assistir e ter uma visão completa da gravação da banda juntos dentro do estúdio.

Taylor Swift: Folklore

Sessões no Long Pond Studio (2020)

taylor swift documentario musical
documentários musicais imdb

Rating 8.5

Taylor Swift gravando o álbum “Folklore” em casa durante a pandemia. Aqui no Grave Online a gente sabe bem que dá pra fazer gravações incríveis sem sair de casa e neste documentário, Taylor aborda isso de frente, brincando que não é a primeira a fazer isso, mas para ela foi uma experiência nova.

Vai se deparar com muitos equipamentos excelentes pra gente ficar “babando”, especialmente quando Bon Iver aparece para um vocal convidado através do Zoom.

As letras são ótimas, os arranjos são de outro mundo e seus vocais estão mais angelicais do que nunca. Um de seus melhores álbuns até hoje, senão o melhor.

Song Explorer: How Music Gets Made (2020)

(Por Trás Daquele Som)

song exploder documentario musical
documentários musicais imdb

Rating 7.4

Song Exploder nos traz uma visão interna do processo criativo de músicos e compositores de destaque como Trent Reznor, The Killers e outros.

Os episódios mergulham nas histórias por trás de sucessos icônicos como “When You Were Young” e “Love Again” de Dua Lipa.

Você vai ter uma perspectiva sincera dos compositores, que detalham como as faixas foram concebidas e concretizadas nas obras que conhecemos hoje.

Baseado no podcast homônimo, o apresentador Hrishikesh Hirway nos mostra o processo de fazer música, com certeza vai iluminar os olhos de qualquer músico ou compositor que estiver assistindo.

Por último mas não menos importante, SUPER RECOMENDO o IN-EDIT BRASIL – Festival Internacional do Documentário Musical

in edit brasil

Direto do site do In-Edit Brasil:

O IN-EDIT BRASIL – Festival Internacional do Documentário Musical chega à sua 13ª edição e acontece de 16 a 27 de junho, com mais de 50 filmes nacionais e internacionais inéditos no circuito comercial.

O In-Edit Brasil é um evento cinematográfico cujo objetivo é fomentar a produção e a difusão de filmes documentários que tenham a música como elemento integrador.

O Festival nasceu em Barcelona em 2003 e hoje é realizado em diversos países como Espanha, Chile, Grécia e Holanda.

Em 2021, a 13ª edição será realizada online, para todo o Brasil, entre os dias 16 e 27 de junho.

Escrito por Ricardo Cecchi

Escrito por Ricardo Cecchi

Sócio fundador do Grave Online, responsável pela pós produção, (mixagem e masterização) das gravações e baterista nas horas vagas.

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *