como gravar músicas online

A produção de músicas de forma remota

Como gravar uma música online: A produção de músicas de forma remota

A música está presente em nosso cotidiano, e é uma das manifestações artísticas mais propagadas desde os primórdios da humanidade. Através dos instrumentos ou da voz, a música faz parte da nossa cultura e promove inúmeros benefícios.

Dentro do mundo artístico, a gravação se constitui como uma das peças fundamentais para o lançamento de novos artistas. Mas também de novas produções de cantores que já se consagraram. Entretanto, levando em conta o cenário pandêmico que nos encontramos, diversos setores do mercado precisaram se reinventar. E não foi diferente dentro do segmento musical, que utilizou a estratégia de gravar músicas de maneira online.

Ficou interessado nessa nova modalidade de produção artística? Então, acompanhe nosso artigo e fique por dentro de como gravar músicas online. Boa leitura!

A produção musical clássica

Antes de falarmos um pouco sobre a produção musical remota, é muito importante retratarmos um pouquinho sobre o processo de gravação ou da produção musical que é feito em um estúdio presencial.

Guia

Após a composição de uma música, um cantor ou uma banda se desloca até o estúdio para apresentar e gravar a música. Geralmente, ela é tocada apenas por voz e violão, e assim é definida a guia. Ela se constitui como uma gravação simples para adquirir uma noção da música. É muito importante definir algumas partes da música, de preferência acompanhado de um produtor musical.

Pré-produção

Após definir a guia, é necessário montar a pré-produção. Nessa fase define-se os arranjos e os instrumentos que vão compor a música. Ainda nessa etapa é que será determinado o orçamento final. Isso porque é aqui que você vai ter uma noção do que será necessário para produzir sua música ou álbum.

A pré-produção é uma das etapas mais importantes dentro de uma gravação, portanto, gaste o tempo que for necessário nela. Pois, ela é quem vai garantir que as etapas posteriores aconteçam no tempo previsto e com toda a organização possível.

como gravar músicas online pre produção

Captação

É nessa fase que os arranjos vão ganhar vida e que ocorre a definição dos timbres dos instrumentos.

Isto é, para que se possa captar o melhor som dentro do estilo que foi proposto. Tenha muito cuidado na hora de gravar e evite erros que necessitarão de edição, para que a música possa soar da maneira mais natural possível. Uma produção muito editada pode levar ao descrédito do ouvinte, e isso não parece bom, não é mesmo?

como gravar músicas online

Edição

Todas as edições devem acontecer durante a gravação para que se possa obter a melhor sincronia entre todos os instrumentos. A partir da primeira gravação já se deve editar, sempre levando em conta que esse processo é mais uma lapidação da música que já deve seguir uma trajetória sem muitos erros.

Mixagem

Então vamos lá! Com todos os instrumentos, arranjos e vozes já gravados e editados, agora é a hora da mixagem.

Aqui, todos os instrumentos terão a sua inserção nos seus respectivos lugares e outros processos como a equalização vão compor a produção.

Há diversas formas e estilos dentro da mixagem, por isso é muito importante ter uma referência de música para comparar com a que está sendo feita, afinal, você quer que tudo saia perfeito, não é mesmo?

como gravar músicas online

Masterização

O processo de masterização vai dar um polimento na música e na qualidade do som que está contido na produção em questão.

Essa etapa também vai definir o volume final da faixa.

Distribuição digital

Na era da tecnologia, da praticidade e de uma sociedade totalmente digitalizada todos buscam facilidade, bem como rapidez em todas as ações e transações que realizam.

 

No mundo da música essa realidade também é vista na distribuição digital das novas canções gravadas pelos artistas. Utilizando plataformas de streaming as gravadoras disponibilizam músicas para os fãs que desejam consumi-las. Hoje em dia, esse processo é feito de forma muito rápida e dinâmica, sem precisar fazer o fandom esperar pelo lançamento de um CD físico do seu cantor predileto.

Agora entenda o que é preciso pra gravar músicas de maneira online!

No ano passado, no dia 11 de março, a Organização Mundial da Saúde (OMS) fez o anúncio decretando um estado de pandemia causado pelo novo coronavírus.


Todo o mundo precisou se reinventar e os mais variados segmentos de mercado também. Dentro do mundo artístico medidas estratégicas também foram muito necessárias a fim de que se pudesse propagar a arte, sem disseminar o vírus.


Com todas as medidas de isolamento e distanciamento social definidas pelos órgãos regulatórios de saúde, muitos artistas investiram em lives, produções remotas e, dentro do contexto de gravações musicais inovou-se com a produção de músicas de forma online.

Houve quem ousasse neste período de pandemia e lançasse até álbuns, como a cantora Taylor Swift que apresentou no ano passado seu mais novo projeto intitulado Folklore, e que além disso, contou com uma produção diferenciada feita de forma remota. Muito inovador, né?!

como gravar músicas online
A cantora Taylor Swift apresentou no ano passado seu mais novo projeto intitulado Folklore

No cenário atual em que nos encontramos, muitos cantores iniciantes, bem como compositores encontram dificuldades para exibir seus trabalhos. Tudo isso por conta das restrições que nos foram impostas nesta pandemia.

Portanto, muitos artistas não dispõem de recursos financeiros adequados para investir numa gravação musical em estúdios tradicionais.

Grave Online!

Fugindo da tradição, é aí que surge a Grave Online, uma organização que trabalha com a gravação de músicas de forma profissional, feita remotamente.

Desse modo, o artista realiza a gravação de sua demo em casa e envia para a gravadora que será responsável por realizar todas as etapas necessárias para aprimorar sua produção e entregar um material de qualidade estritamente elevado.

Mas aí você deve está se perguntando: “O que tem de tão especial desse estúdio?”

gravar uma música online - Logotipo Grave Online

O diferencial da nossa gravadora é que buscamos democratizar o acesso à produção musical, atendendo pessoas que não apresentam tanto conhecimento técnico, mas que possuem muito talento.

Buscamos oferecer o melhor serviço possível, com a entrega de um material de muita qualidade.

Mas, como funciona esse processo?

Bom, você só precisa estar no conforto da sua casa e gravar sua demo, depois é só enviar para gente as suas músicas de forma online!

No estúdio, nós vamos submeter sua gravação a todos os processos que uma gravação em um estabelecimento físico passa.

Sua música receberá edição, equalização, passará pela mixagem e masterização e sairá por um custo muito menor!

Prezamos pela descentralização do processo de gravação de áudio em estúdio físico, afinal, com toda a triste situação que estamos vivendo, nada mais justo que você trabalhar com toda a segurança possível!

como gravar músicas online
Você só precisa estar no conforto da sua casa e gravar sua demo, depois é só enviar para gente as suas músicas de forma online!
Ficou interessado e quer gravar sua música conosco? Clique aqui e obtenha mais informações!
Escrito por Ricardo Cecchi

Escrito por Ricardo Cecchi

Sócio fundador do Grave Online, responsável pela pós produção, (mixagem e masterização) das gravações e baterista nas horas vagas.

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *