Gravar em Casa: dicas para montar seu estúdio

Se você quer produzir música de alta qualidade, gravar em casa em um estúdio próprio é algo que merece ser considerado. Aqui estão cinco dicas que podem ajudá-lo a realizar este projeto.

Comece com uma configuração básica

A primeira coisa que você precisa para gravar em casa é um lugar! Este lugar deve ser um ambiente acústico que permite fazer gravações.

Uma sala de alvenaria, com paredes paralelas não são bons lugares para a gravação, devido a suas superfícies reflexivas, porém, você já tem bons materiais acústicos em seu próprio quarto, armários e móveis de madeira são particularmente excelentes, cortinas de algodão, estantes e o colchão da cama também.

Uma vez que você definiu o local onde vai montar seu estúdio, faça uma lista dos equipamentos necessários.

Resumidamente, você vai precisar de um computador, um microfone e uma interface de áudio. Você pode “quebrar um galho” gravando em casa com seu telefone celular, mas a qualidade não será tão legal. Temos informações relevantes sobre os equipamentos e mais algumas dicas em nosso artigo “Cinco maneiras de garantir a qualidade no processo de gravação em casa”. Confira!

Grave e escute a si mesmo

Nada melhor que ouvir a própria voz gravada para fazer uma auto-análise.

Isto o ajudará a avaliar suas próprias habilidades e o ajudará a melhorar.

Depois de gravar sua voz, você pode ouvi-la quantas vezes desejar, para ter certeza de que sua gravação está legal e também para decidir o que você mudaria em seu desempenho.

E se achar estranho ouvir sua voz gravada, entenda o real motivo neste nosso artigo aqui.

Invista em equipamentos de qualidade

Ao iniciar o projeto do estúdio para gravar em casa, invista em equipamentos de qualidade.

Um microfone de alta qualidade é imprescindível e também uma boa interface de áudio, que é a comunicação entre seu microfone e seu computador. Há várias interfaces que você pode escolher e a maioria vem com um software de gravação.

Você também vai precisar investir em filtros para sílabas explosivas e claro, um pedestal de microfone.

Certifique-se de que você compre equipamentos de alta qualidade que tenham garantia de durabilidade.

Portanto, quando você compra equipamentos baratos, acabará tendo que substituí-los com mais frequência, o que a longo prazo, vai custar mais caro.

Aprenda com seus erros

Aqui vai uma dica que pode aplicar para todos os momentos da vida, não somente a este projeto. intenção de aprender:

Como diz Pedro Bial:

“Reconhecer e aprender com os próprios erros, não é humildade, é ambição”

Sempre melhorar a aperfeiçoar suas próprias técnicas é o objetivo aqui

Mantenha-se motivado e seja forte!

A gravação pode não ser instantânea, pode levar tempo para obter os melhores resultados.

Quando estiver gravando, seja forte e resiliente. Isto significa que você será insistente, continue gravando, não importa quanto tempo demore, persista até atingir seu objetivo, até que esteja feliz com o resultado.

A gravação pode não ser instantânea, pode levar tempo para obter os melhores resultados. Não deixe pra depois, “eu conserto isso depois”, “depois eu arrumo isso”, “na mixagem a gente ajeita isso”, são as piores ideias que pode ter, basicamente por dois motivos:

  • é muito difícil consertar algo digitalmente na pós-produção (edição, mixagem e masterização), pode demandar muito tempo de trabalho e mesmo assim não ter um resultado muito bom;
  • muitas questões não podem ser corrigidas, por exemplo, interpretação, sustentação ou diminuição do tempo das notas, qualidade geral do áudio, entre outras.

Deixar pra “arrumar” depois é um “autoengano”, que por definição significa: 

“O autoengano é uma armadilha mental que você cria para mentir para si mesmo diante de verdades incômodas”

Vamos manter a motivação. Para gravar em casa, você pode estabelecer um objetivo específico e segui-lo. Uma maneira que funciona para muitas pessoas é estabelecer uma meta específica e segui-la.

Por exemplo, se você quiser escrever uma canção, estabeleça um objetivo para escrever uma canção todos os dias. 

Conclusão

Agora que você tem um estúdio de gravação para gravar em casa, é hora de ser criativo. E para fazer isso, você vai querer pensar sobre o que quer criar.

Isto pode ajudá-lo a decidir em que formato e em que gênero você quer trabalhar. Finalmente, lembre-se que para criar realmente ótimas canções, você precisa praticar. E, para praticar, você vai querer ter um estúdio de gravação em casa.

Por fim, quando estiver gravando, seja forte. Continue, faça vários “takes” não importa quanto tempo demore, persista até atingir seu objetivo, até que esteja feliz com o resultado.

Escrito por Ricardo Cecchi

Escrito por Ricardo Cecchi

Sócio fundador do Grave Online, responsável pela pós produção, (mixagem e masterização) e baterista nas horas vagas.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ainda não gravou com a gente?

Conheça um dos arranjos mais populares do Grave Online e realize o sonho de gravar profissionalmente, sem sair de casa, por um preço super acessível.

Artigos Populares

Quer receber nossas promoções exclusivas?

Se inscreva em nosso mailing exclusivo.

Odiamos Spam. Só enviaremos promoções e novidades do Grave Online. Fique tranquilo.

Leia mais

Posts Relacionados

Gravar música em casa: Dicas Práticas e Gastando Pouco

Se você não tem o orçamento ou o conhecimento necessário para gravar suas músicas em casa, não se desespere! Vamos te mostrar como gravar música em casa gastando pouco, quais equipamentos você precisa, como usá-los e outras dicas práticas para começar.

golpes na produção musical

Os Novos Golpes de Marketing sobre Produção Musical

Um novo tipo de marketing está tendo um impacto sobre o mundo da produção musical. Este marketing está convencendo os compradores a comprar materiais que não precisam e a se inscreverem para assinaturas que não podem pagar.

Abrir bate-papo
1
Olá 👋
Podemos ajudar?