Este artigo foi cedido para o blog do Grave Online por um dos maiores especialistas em técnica vocal do Brasil, Professor Carlinhos Pessoa. Nele você vai encontrar dicas importantíssimas para os cantores.
1 - Hidratação
Esta é muito importante pois a prega vocal para vibrar corretamente precisa de fluidos, para assim poder ter mobilidade na membrana que permita uma emissão mais saudável.
2 - Fazer aquecimento vocal
O aquecimento vocal é importante pois ele prepara a musculatura para a execução que você irá realizar e que necessita estar “acordada” para não ser pega de surpresa por uma lesão, por exemplo. O aquecimento “ativa” a musculatura, deixando-a preparada para receber o esforço que você vai realizar na emissão, seja no canto ou na fala.
3 - Evitar falar em lugares barulhentos
Parece bobo, mas é extremamente importante, pois na competição com o barulho, nós falamos mais alto afim de nos ouvir e de sermos ouvidos, e isso acaba gerando um esforço nas musculaturas responsáveis, causando um desgaste que pode levar a rouquidão.
A rouquidão nada mais é que um sinal do seu corpo, por meio da prega vocal e consequentemente da característica acústica que essa voz está mostrando que tem algo errado, ou em excesso ou falta, na preparação, condicionamento ou relaxamento de musculaturas.
Traduzindo, é um sinal de que algo está errado na sua emissão vocal, e precisa ser ajustado.
As razões de rouquidão e dicas para evitá-la são muitas, espero que essas 3 já possam lhe alertar e lhe ajudar!