Toda música é uma história. E você decide como vai ser contada

Toda música é uma história. E você decide como vai ser contada

Toda música tem uma história por trás de si. E a maioria das músicas nada mais é do que um jeito que o compositor encontrou de contar essa história. Isso tem tudo a ver com o estabelecimento de um vínculo emocional entre a canção e o ouvinte.

Talvez você nunca tenha pensado nisso, mas todo compositor, antes de começar a escrever uma música, se depara com duas grandes dúvidas:

  1. sobre o que eu vou falar nessa música?
  2. como eu vou falar sobre isso?


E, por incrível que pareça, responder a essas duas perguntas pode ser até mais difícil do que compor a música. Vamos falar um pouco sobre isso.

Por que o tema de uma música é tão importante?

Há incontáveis fatores que fazem com que uma música toque o coração das pessoas. A beleza da melodia, a sua forma, a forma como foi produzida, enfim… Entre esses fatores, sem a menor dúvida, está o tema da música. Vamos dar aqui alguns exemplos:

  • amor;
  • política;
  • despedidas;
  • amizades;
  • doenças;
  • consolo;
  • drogas;

  • dança;
  • seu país;
  • sua cidade;
  • um time de futebol;
  • viagens;
  • conquistas
  • esperança

Poderíamos passar horas citando temas para se escrever uma música. E mesmo depois de escolher o tema, ainda temos que pensar em como vamos abordar esse tema. Porque a forma de contar essa história, ou seja, de abordar o tema é que vai tornar a música envolvente. Em outras palavras, que vai ser capaz de estabelecer um vínculo emocional com o ouvinte.

Vou tentar explicar isso de outra forma, dando o exemplo do cinema. Vamos pegar o filme Titanic.

É uma super história, contada de uma forma magistral pelo diretor James Cameron. Foi, por muitos anos, o maior sucesso de bilheteria da história do cinema. Certamente, a forma de contar essa história é que foi o fator mais importante para que o filme fizesse tanto sucesso. 

Mas essa mesma história poderia ser resumida assim: “o maior navio do mundo sai de Londres, bate num iceberg e afunda, matando milhares de pessoas”.

Quem se envolveria emocionalmente com uma história contada dessa maneira?

Eric Clapton escreveu Wonderful Tonight para a esposa, que não parava de reclamar porque não estava encontrando a roupa certa para eles saírem. E a abordagem dele foi dizer a ela como estava maravilhosa naquela noite.

O mesmo Eric Clapton escreveu uma obra prima ao escrever Tears in Heaven, uma espécie de carta dedicada ao seu filho de 4 anos que morreu em um trágico acidente. E fez isso falando que naquele dia havia lágrimas no céu.

Luiz Gonzaga escreveu a magnífica Asa Branca para falar da seca que assola o Nordeste e tanto sofrimento traz ao povo que vive naquela região. Para contar essa história, Gonzagão pergunta a Deus “por que tamanha judiação?”

Já seu filho, Luiz Gonzaga Junior, o Gonzaguinha, resolveu fazer uma música falando de alegria. E compôs um clássico falando sobre “Viver e não ter a vergonha de ser feliz” em O que é, o que é?

Gilberto Gil, do alto de seu talento infinito, escreveu uma canção (sensacional, diga-se de passagem) que fala da Pílula de Alho!!! A música parece uma bula de remédio. E é maravilhosa.

Todas as melodias e harmonias são maravilhosas nessas composições. Mas as histórias são contadas de uma maneira sensível e autêntica.

E isso faz com que as pessoas passem a memorizar as letras, cantarem, se emocionarem com as histórias que estão sendo contadas.

Gilberto Gil, do alto de seu talento infinito, escreveu uma canção (sensacional, diga-se de passagem) que fala da Pílula de Alho

Escolhi o tema. E agora?

Escolher o tema é apenas parte do trabalho de composição. Dentro desse tema, ainda há um universo enorme de assuntos que podem ser desenvolvidos Quer ver?

  • O tema é amor

    • infidelidade;
    • saudades;
    • distância;
    • café da manhã juntos;
    • beijos;
    • abraços;
    • casamento;
    • sexo;

  • O tema é política

    • consciência;
    • participação;
    • combatividade;
    • crítica social;
    • corrupção;
    • revolta;
    • dignidade
    • patriotismo

O mais importante é entender que existe muito trabalho por trás de uma composição bem escrita. 

Thomas Edison, o inventor da lâmpada, tem uma  frase lapidar relacionada a esforço e talento:
“talento é 1% de inspiração e 99% de transpiração”. Ela diz muito a respeito da quantidade de esforço necessário para se chegar a um bom resultado.

Em outras palavras. A escolha do tema, a escolha da abordagem são etapas que, além de fundamentais, requerem muito trabalho e dedicação.

A quantidade de energia que colocarmos nessa fase da composição será de fundamental importância na qualidade da música que estamos compondo.

Mas essa é a melhor notícia de todas para quem está compondo. Porque através de todo esse esforço é possível criar músicas legais. Então, caneta e instrumento na mão, paciência. E mãos à obra.

A Importância da forma na composição musical

A forma de uma canção é muito importante para que o público entenda, assimile e memorize uma canção. Então, se você quer que o público cante sua música, comece a dar importância à forma na hora de compor.

 1. Você sabe dizer o nome desta forma?

2. E desta?

 3.  E essa aqui?

Evidentemente que uma grande parte das pessoas saberia identificar o retângulo da figura 1 ou o círculo da figura 2. Além disso, se nós tirássemos esta folha daqui e pedíssemos para alguém desenhar a figura 1 ou a figura 2, certamente um grande número de pessoas conseguiria fazê-lo.

Mas e seu eu perguntasse o nome ou pedisse para desenhar a figura 3, qual seria o resultado?

Com certeza, muito menos pessoas teriam capacidade de fazer isso.

Com a composição musical acontece a mesma coisa: se ela tiver uma forma simples, constante e definida, o público reconhece e memoriza e a música muito mais facilmente. E por que isso é importante? Porque o público consome muito mais as músicas que consegue aprender com facilidade.

Mas, afinal, o que é a forma da música?

Há incontáveis definições para a forma da música. Nosso objetivo aqui é traduzir isso em uma linguagem simples e de fácil entendimento para o compositor popular, que é o principal cliente do Grave Online®

De maneira geral, toda música é composta por versos que são agrupados em estrofes

Vamos começar estudando uma música muito famosa e conhecida, mas que tem uma estrutura bem simples: a magistral canção de Tom Jobim e Vinícius de Moraes: 

forma-musica

Garota de Ipanema

PARTE A

Olha que coisa mais linda, mais cheia de graça

É ela menina que vem e que passa

Num doce balanço caminho do mar

PARTE A 2

Moça do corpo dourado do sol de Ipanema

O seu balançado é mais que um poema

É a coisa mais linda que eu já vi passar

PARTE B

Ah! Por que tudo é tão triste

Ah! Por que estou tão sozinho

Ah! A beleza que existe

A beleza que não é só minha

Que também passa sozinha

PARTE A 3

Ah! Se ela soubesse que quando ela passa

O mundo inteirinho se enche de graça

E fica mais lindo por causa do amor

Essa composição espetacular tem 3 partes A e uma parte B. Forma AABA 

Então as estrofes são esses ‘’blocos” de texto que nós vemos quando olhamos para a letra de uma música. E os versos são cada uma das linhas que compõem esses blocos (temos que conferir essa nomenclatura). 

Compor uma música com uma boa forma é construir a estrutura da música pensando nesses blocos.

Especialmente na forma dos blocos que têm o mesmo nome. Em outras palavras, escrever blocos com o mesmo nome quase sempre implica em escrevê-los com o mesmo número de versos e com versos com o mesmo tamanho.

Aqui achei confuso, mais uma vez, questão de decidir a nomenclatura que vamos usar. 

Veja, por exemplo, em Garota de Ipanema, que tem… 

3 PARTES A: 

Olha que coisa mais linda, mais cheia de graça

É ela menina que vem e que passa

Num doce balanço caminho do mar

Moça do corpo dourado do sol de Ipanema

O seu balançado é mais que um poema

É a coisa mais linda que eu já vi passar

Ah! Se ela soubesse que quando ela passa

O mundo inteirinho se enche de graça

E fica mais lindo por causa do amor

e 1 PARTE B:

Ah! Por que tudo é tão triste

Ah! Por que estou tão sozinho

Ah! A beleza que existe

A beleza que não é só minha

Que também passa sozinha

Note que o formato das 3 PARTES A é muito parecido. 

E a parte B, que é um bloco diferente, tem também uma estrutura diferente das partes A.

Mais ainda: se você trocar as linhas vermelhas, azuis e pretas das partes A entre si, a música continua sendo cantada exatamente da mesma maneira.

Como compositor, você PRECISA pensar nesse tipo de detalhe. Garota de Ipanema, por exemplo, é uma das músicas brasileiras mais conhecidas do mundo exatamente porque tem uma forma que fez com que o público guardasse a letra e a melodia muito rapidamente.

É trabalhoso, leva tempo, mas vale a pena.

Ao longo das próximas semanas vamos publicar outras análises de formas de canções famosas para vocês.

Garota de Ipanema, de Vinícius de Moraes e Tom Jobim, é uma das músicas brasileiras mais conhecidas do mundo exatamente porque tem uma forma que fez com que o público guardasse a letra e a melodia muito rapidamente.
Escrito por Moisés Seba Neto

Escrito por Moisés Seba Neto

Sócio fundador do Grave Online, responsável pela pré-produção, atendimento ao artista e um incrível guitarrista de mão cheia.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ainda não gravou com a gente?

Conheça um dos arranjos mais populares do Grave Online e realize o sonho de gravar profissionalmente, sem sair de casa, por um preço super acessível.

Artigos Populares

Quer receber nossas promoções exclusivas?

Se inscreva em nosso mailing exclusivo.

Odiamos Spam. Só enviaremos promoções e novidades do Grave Online. Fique tranquilo.

Leia mais

Posts Relacionados

Gravar música em casa: Dicas Práticas e Gastando Pouco

Se você não tem o orçamento ou o conhecimento necessário para gravar suas músicas em casa, não se desespere! Vamos te mostrar como gravar música em casa gastando pouco, quais equipamentos você precisa, como usá-los e outras dicas práticas para começar.

golpes na produção musical

Os Novos Golpes de Marketing sobre Produção Musical

Um novo tipo de marketing está tendo um impacto sobre o mundo da produção musical. Este marketing está convencendo os compradores a comprar materiais que não precisam e a se inscreverem para assinaturas que não podem pagar.

Abrir bate-papo
1
Olá 👋
Podemos ajudar?