Toda música é uma história. E você decide como vai ser contada
Toda música tem uma história por trás de si. E a maioria das músicas nada mais é do que um jeito que o compositor encontrou de contar essa história. Isso tem tudo a ver com o estabelecimento de um vínculo emocional entre a canção e o ouvinte.
Talvez você nunca tenha pensado nisso, mas todo compositor, antes de começar a escrever uma música, se depara com duas grandes dúvidas:
- sobre o que eu vou falar nessa música?
- como eu vou falar sobre isso?
E, por incrível que pareça, responder a essas duas perguntas pode ser até mais difícil do que compor a música. Vamos falar um pouco sobre isso.
Por que o tema de uma música é tão importante?
Há incontáveis fatores que fazem com que uma música toque o coração das pessoas. A beleza da melodia, a sua forma, a forma como foi produzida, enfim… Entre esses fatores, sem a menor dúvida, está o tema da música. Vamos dar aqui alguns exemplos:
- amor;
- política;
- despedidas;
- amizades;
- doenças;
- consolo;
- drogas;
- dança;
- seu país;
- sua cidade;
- um time de futebol;
- viagens;
- conquistas
- esperança
Poderíamos passar horas citando temas para se escrever uma música. E mesmo depois de escolher o tema, ainda temos que pensar em como vamos abordar esse tema. Porque a forma de contar essa história, ou seja, de abordar o tema é que vai tornar a música envolvente. Em outras palavras, que vai ser capaz de estabelecer um vínculo emocional com o ouvinte.
Vou tentar explicar isso de outra forma, dando o exemplo do cinema. Vamos pegar o filme Titanic.
É uma super história, contada de uma forma magistral pelo diretor James Cameron. Foi, por muitos anos, o maior sucesso de bilheteria da história do cinema. Certamente, a forma de contar essa história é que foi o fator mais importante para que o filme fizesse tanto sucesso.
Mas essa mesma história poderia ser resumida assim: “o maior navio do mundo sai de Londres, bate num iceberg e afunda, matando milhares de pessoas”.
Quem se envolveria emocionalmente com uma história contada dessa maneira?
Eric Clapton escreveu Wonderful Tonight para a esposa, que não parava de reclamar porque não estava encontrando a roupa certa para eles saírem. E a abordagem dele foi dizer a ela como estava maravilhosa naquela noite.
O mesmo Eric Clapton escreveu uma obra prima ao escrever Tears in Heaven, uma espécie de carta dedicada ao seu filho de 4 anos que morreu em um trágico acidente. E fez isso falando que naquele dia havia lágrimas no céu.
Luiz Gonzaga escreveu a magnífica Asa Branca para falar da seca que assola o Nordeste e tanto sofrimento traz ao povo que vive naquela região. Para contar essa história, Gonzagão pergunta a Deus “por que tamanha judiação?”
Já seu filho, Luiz Gonzaga Junior, o Gonzaguinha, resolveu fazer uma música falando de alegria. E compôs um clássico falando sobre “Viver e não ter a vergonha de ser feliz” em O que é, o que é?
Gilberto Gil, do alto de seu talento infinito, escreveu uma canção (sensacional, diga-se de passagem) que fala da Pílula de Alho!!! A música parece uma bula de remédio. E é maravilhosa.
Todas as melodias e harmonias são maravilhosas nessas composições. Mas as histórias são contadas de uma maneira sensível e autêntica.
E isso faz com que as pessoas passem a memorizar as letras, cantarem, se emocionarem com as histórias que estão sendo contadas.
Escolhi o tema. E agora?
Escolher o tema é apenas parte do trabalho de composição. Dentro desse tema, ainda há um universo enorme de assuntos que podem ser desenvolvidos Quer ver?
-
O tema é amor
- infidelidade;
- saudades;
- distância;
- café da manhã juntos;
- beijos;
- abraços;
- casamento;
- sexo;
-
O tema é política
- consciência;
- participação;
- combatividade;
- crítica social;
- corrupção;
- revolta;
- dignidade
- patriotismo
O mais importante é entender que existe muito trabalho por trás de uma composição bem escrita.
Thomas Edison, o inventor da lâmpada, tem uma frase lapidar relacionada a esforço e talento:
“talento é 1% de inspiração e 99% de transpiração”. Ela diz muito a respeito da quantidade de esforço necessário para se chegar a um bom resultado.
Em outras palavras. A escolha do tema, a escolha da abordagem são etapas que, além de fundamentais, requerem muito trabalho e dedicação.
A quantidade de energia que colocarmos nessa fase da composição será de fundamental importância na qualidade da música que estamos compondo.
Mas essa é a melhor notícia de todas para quem está compondo. Porque através de todo esse esforço é possível criar músicas legais. Então, caneta e instrumento na mão, paciência. E mãos à obra.
A Importância da forma na composição musical
A forma de uma canção é muito importante para que o público entenda, assimile e memorize uma canção. Então, se você quer que o público cante sua música, comece a dar importância à forma na hora de compor.
1. Você sabe dizer o nome desta forma?
2. E desta?
3. E essa aqui?
Evidentemente que uma grande parte das pessoas saberia identificar o retângulo da figura 1 ou o círculo da figura 2. Além disso, se nós tirássemos esta folha daqui e pedíssemos para alguém desenhar a figura 1 ou a figura 2, certamente um grande número de pessoas conseguiria fazê-lo.
Mas e seu eu perguntasse o nome ou pedisse para desenhar a figura 3, qual seria o resultado?
Com certeza, muito menos pessoas teriam capacidade de fazer isso.
Com a composição musical acontece a mesma coisa: se ela tiver uma forma simples, constante e definida, o público reconhece e memoriza e a música muito mais facilmente. E por que isso é importante? Porque o público consome muito mais as músicas que consegue aprender com facilidade.
Mas, afinal, o que é a forma da música?
Há incontáveis definições para a forma da música. Nosso objetivo aqui é traduzir isso em uma linguagem simples e de fácil entendimento para o compositor popular, que é o principal cliente do Grave Online®.
De maneira geral, toda música é composta por versos que são agrupados em estrofes.
Vamos começar estudando uma música muito famosa e conhecida, mas que tem uma estrutura bem simples: a magistral canção de Tom Jobim e Vinícius de Moraes:
Garota de Ipanema
PARTE A
Olha que coisa mais linda, mais cheia de graça
É ela menina que vem e que passa
Num doce balanço caminho do mar
PARTE A 2
Moça do corpo dourado do sol de Ipanema
O seu balançado é mais que um poema
É a coisa mais linda que eu já vi passar
PARTE B
Ah! Por que tudo é tão triste
Ah! Por que estou tão sozinho
Ah! A beleza que existe
A beleza que não é só minha
Que também passa sozinha
PARTE A 3
Ah! Se ela soubesse que quando ela passa
O mundo inteirinho se enche de graça
E fica mais lindo por causa do amor
…
Essa composição espetacular tem 3 partes A e uma parte B. Forma AABA
Então as estrofes são esses ‘’blocos” de texto que nós vemos quando olhamos para a letra de uma música. E os versos são cada uma das linhas que compõem esses blocos (temos que conferir essa nomenclatura).
Compor uma música com uma boa forma é construir a estrutura da música pensando nesses blocos.
Especialmente na forma dos blocos que têm o mesmo nome. Em outras palavras, escrever blocos com o mesmo nome quase sempre implica em escrevê-los com o mesmo número de versos e com versos com o mesmo tamanho.
Aqui achei confuso, mais uma vez, questão de decidir a nomenclatura que vamos usar.
Veja, por exemplo, em Garota de Ipanema, que tem…
3 PARTES A:
Olha que coisa mais linda, mais cheia de graça
É ela menina que vem e que passa
Num doce balanço caminho do mar
Moça do corpo dourado do sol de Ipanema
O seu balançado é mais que um poema
É a coisa mais linda que eu já vi passar
Ah! Se ela soubesse que quando ela passa
O mundo inteirinho se enche de graça
E fica mais lindo por causa do amor
e 1 PARTE B:
Ah! Por que tudo é tão triste
Ah! Por que estou tão sozinho
Ah! A beleza que existe
A beleza que não é só minha
Que também passa sozinha
Note que o formato das 3 PARTES A é muito parecido.
E a parte B, que é um bloco diferente, tem também uma estrutura diferente das partes A.
Mais ainda: se você trocar as linhas vermelhas, azuis e pretas das partes A entre si, a música continua sendo cantada exatamente da mesma maneira.
Como compositor, você PRECISA pensar nesse tipo de detalhe. Garota de Ipanema, por exemplo, é uma das músicas brasileiras mais conhecidas do mundo exatamente porque tem uma forma que fez com que o público guardasse a letra e a melodia muito rapidamente.
É trabalhoso, leva tempo, mas vale a pena.
Ao longo das próximas semanas vamos publicar outras análises de formas de canções famosas para vocês.
Escrito por Moisés Seba Neto
Sócio fundador do Grave Online, responsável pela pré-produção, atendimento ao artista e um incrível guitarrista de mão cheia.